1 - O que são os Oito Objectivos do Milénio

Na Assembleia-Geral da O.N.U. realizada no ano 2000, 189 chefes de Estado e de Governo assinaram a Declaração do Milénio que levou à formulação de Oito Objectivos de desenvolvimento específicos que podem ser analisados de duas formas.
Do Objectivo 1 ao Objectivo 7, definem-se as prioridades em termos de desenvolvimento básico a serem alcançadas nos próprios Países em Desenvolvimento.
Por seu turno, o Objectivo 8 indica qual o papel que os Países Mais Ricos devem desempenhar para ajudar os Países em Desenvolvimento.
Apesar de Portugal estar bem posicionado nalguns destes Objectivos (e.g., Objectivos 4 e 5) ainda poderá melhorar até 2015, devendo delinear estratégias de intervenção que tenham em atenção as realidades regionais e do foro cultural, aproveitando melhor algumas figuras públicas na passagem de mensagens no domínio da saúde e proporcionando algumas alterações no ensino não superior.
Seguidamente relembramos o cenário existente no ano 2000 e o que se propôs alcançar até 2015 no âmbito dos Oito Objectivos delineados.

Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
Somos quase 6 mil milhões de habitantes neste planeta. 1,2 mil milhões de nós sobrevive em condições de extrema pobreza, isto é, vive com menos de 0,85 euros por dia.

Alcançar o ensino primário universal
Cerca de 115 milhões de crianças no mundo não vão à escola. 876 milhões de pessoas no mundo são iletradas, dois terços das quais são mulheres.

Promover a igualdade entre os géneros
Dois terços dos analfabetos no mundo são mulheres e 80% dos refugiados são mulheres e crianças. Em muitos países as mulheres não têm direito à herança do marido, ficando desamparadas quando ele morre, não têm direito de voto nem de se associar nem de escolher o marido.

Reduzir em 2/3 a mortalidade de crianças
Para além dos 6,3 milhões de crianças que morrem de fome anualmente mais 13 milhões morrem antes de atingirem os cinco anos por causas evitáveis, tais como diarreia.

Reduzir em 3/4 a taxa de mortalidade materna
Mais de 500.000 mulheres morrem, por ano, durante a gravidez ou o parto: 99% destas mortes ocorrem em países em desenvolvimento.

Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças
1 milhão de pessoas morre por ano de malária e mais 2 milhões depessoas morrem de tuberculose. Estima-se que entre 34 a 46 milhões de pessoas vivem com SIDA/HIV e entre 2,5 e 3,5 milhões de pessoas morreram de SIDA em 2003.

Garantir a sustentabilidade ambiental
2 mil milhões de pessoas no mundo não têm acesso a fontes de energia regulares. 1000 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável. 2,4 mil milhões de pessoas no mundo não podem contar com a melhoria do seu sistema sanitário.

Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento
15% da população mundial vive nos países ricos, embora sejam responsáveis por 50% das emissões de carbono no mundo e 20% da população mundial consome 80% dos recursos do nosso planeta. Nos próximos 25 anos a população mundial vai aumentar de 6 para 8 mil milhões de habitantes, mas a maioria vai nascer nos países mais pobres.

0 comentários: